Como destruir sua reputação profissional



Sua reputação profissional é extremamente importante, pois é o que fará as pessoas quererem trabalhar com você, contratá-lo e respeitá-lo. 

Sua reputação pode colocá-lo em uma posição onde você tem opções de emprego e não precisa ficar em uma situação ruim ou aceitar a primeira oportunidade que aparecer.

No entanto, é muito fácil desperdiçar este recurso valioso. Confira oito maneiras simples de arruinar sua reputação de trabalho:

1. Aceitar uma oferta de emprego e, em seguida, desistir

As pessoas às vezes aceitam uma oferta de trabalho, mas continuam enviando currículos e fazendo entrevistas para o caso de receberem uma oferta melhor. Mas há um custo enorme para a sua reputação caso você resolva trocar de emprego depois de já ter aceito um: você vai ser conhecido como alguém cuja palavra é suspeita. Pior: funcionários podem trocar de empresa e aquele que já lhe presenciou “dar pra trás” uma vez pode aparecer novamente em outra empresa para a qual você quer trabalhar. Imagine uma entrevista de emprego com alguém que você já deixou na mão, ou que costumava trabalhar para o empregador que você deixou na mão. Não é algo que vai te ajudar, é claro.

2. Começar um novo trabalho e largar depois de um mês

Uma coisa é se o trabalho é verdadeiramente ruim e você está infeliz, ou se não é o que você foi levado a acreditar que seria durante o processo de contratação. Mas começar um novo trabalho e, em seguida, deixá-lo rapidamente só porque algo melhor apareceu é uma boa maneira de causar o mesmo dano à sua reputação que o item 1. Pode ser ainda pior, já que a empresa terá investido tempo e recursos em treiná-lo, apresentá-lo para clientes e assim por diante. Se um novo empregador resolver pedir referências, o antigo pode falar o que não vai parecer legal sobre você.

3. Perder a paciência no trabalho

É normal se sentir frustrado no trabalho (às vezes), mas você passará dos limites se gritar, bater portas ou for grosso com as pessoas. É preciso apenas um incidente como este para manchar sua reputação e ser tachado como a pessoa “estressada” com quem ninguém quer trabalhar. Esse é um rótulo muito difícil de se perder.


4. Mentir


Seja para encobrir um erro ou adicionar alguns milhares de reais ao seu histórico de salários na esperança de conseguir uma oferta melhor, ser pego mentindo é uma maneira infalível de prejudicar fatalmente sua reputação. O local de trabalho depende da possibilidade das pessoas confiarem umas nas outras, e se você mostrar que as pessoas não podem levar sua palavra a sério, será impossível construir as relações que você precisa no emprego ou mesmo arrumar outro.
5. Assumir compromissos e não mantê-los

Você constrói credibilidade mostrando às pessoas que você cumpre o que diz. Mas se você fizer o oposto – por exemplo, dizer que vai enviar o relatório até segunda-feira, mas esquecer, ou prometer marcar uma reunião, mas não seguir adiante -, arruinará a sua credibilidade e obterá uma reputação de mau funcionário.

6. Recomendar alguém para um trabalho que não é adequado para ele

Quando você recomenda alguém, você está atestando que ele ou ela é uma pessoa que você conhece, que você considera bom funcionário, e que é alguém com quem você ficaria feliz de trabalhar. Mas, se isso não for verdade, você pode acabar sendo a pessoa que vai custar boas oportunidades ou até mesmo dinheiro à empresa por ter recomendado alguém não adequado para o trabalho. Mais: lembre-se que a sua avaliação do trabalho de alguém diz algo sobre o seu próprio trabalho, suas ideias e seu julgamento.

7. Pedir demissão e não cumprir o aviso prévio

A menos que você tenha um motivo realmente bom, abandonar o seu trabalho sem cumprir o aviso prévio vai queimar pontes com seu empregador (e muitas vezes com seus colegas de trabalho também), e pode ser o beijo da morte para chamadas de referência futuras. Justo ou não, o padrão é de duas semanas de antecedência antes de parar de trabalhar. Esse gesto pode mostrar que você não é o tipo de pessoa que deixa um empregador na mão.

8. Enviar um e-mail hostil depois que acontece algo que você não gosta

Seja enviar uma resposta irritada para uma nova política no trabalho ou fazer um comentário amargo depois de ter rejeitado um emprego, demonstrações de raiva são difíceis de esquecer. Você vai parecer alguém que não sabe como lidar com preocupações calmamente e profissionalmente, e a maioria das pessoas com quem você trabalha não se sentirá confortável em sua presença.